domingo, dezembro 17, 2006

Interface

Como sociólogo, estou interessado no direito alternativo.
Mas tenho para mim que a reflexão pode ser ampliada tomando em linha de conta dois fenómenos: (1) os ligados ao direito alternativo pensado no interior do direito estatal por operadores jurídicos e (2) os ligados ao direito alternativo mas exteriores ao direito estatal, pensados e executados por operadores não-jurídicos.
Por aquilo que verifico no seu texto inaugural, a sua preocupação reside no primeiro fenómeno.
Pergunto-me, por enquanto, até que ponto uma futura pesquisa a ser feita nos nossos dois países poderia ter em conta, também, o segundo fenómeno.
Quero crer que a interface é possível.
Seria fascinante, em meu entender, estudar não apenas práticas de resolução de conflitos, mas, também, conhecer as percepções que os cidadãos delas têm.
Mas prossigamos o diálogo.

Carlos Serra

1 Comments:

At terça-feira, outubro 01, 2013 9:17:00 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Excelente Sr. Serra.
Estou em pequenos passos no Curso de Direito,mas acredito que o sentir e o reagir dos cidadãos é um fator importantíssimo para a pesquisa.

 

Enviar um comentário

<< Home